Marketing de guerrilha: o que é e como aplicar em seu evento.

Com o passar do tempo, dezenas de técnicas e estratégias de divulgação tem ganhado forma e fama, como o marketing de guerrilha, levando muitos organizadores aos estudos para alcançarem o sucesso de seus eventos.

Pensando justamente nisso, criamos este artigo onde falaremos o que é marketing de guerrilha, junto com alguns exemplos e algumas dicas para aplicar em seu evento.

Então prepare-se, e vamos para o conteúdo.


O que é marketing de guerrilha?
Marketing de guerrilha é a expressão que se refere a ações de divulgação não muito convencionais.

Qualquer ideia que foca na divulgação de algo, de uma maneira inusitada, inovadora e diferente do que estamos acostumados a ver, e de fato alcança uma grande escala, pode ser considerado um marketing de guerrilha.

Sempre com o foco de criar uma experiência, que seja reconhecida por ser tão interessante, que acaba marcando a memória das pessoas afetadas, gerando bons resultados para a empresa que o executou.

O marketing de guerrilha tem como característica muito mais a criatividade e inovação do que dinheiro investido. E esse fato pode ser um alívio caso você esteja se perguntando se há alguma estratégia de marketing para eventos que gaste pouco dinheiro.

A origem do termo é um tanto quanto peculiar, visto que foi criado pelo escritor americano Jay Conrad Levinson, que no ano de 1984 publicou o livro Guerrilha Marketing.

Ele se inspirou nos conceitos de guerra utilizados pelo exército do Vietnã do Norte durante a Guerra do Vietnã. Pois diferente do Vietnã do sul, que tinham os EUA como aliados, o Norte teve que desenvolver estratégias pequenas, mas que tivessem um grande impacto em seus inimigos.

Hoje, o marketing de guerrilha pode ser aplicado tanto no físico, quanto no digital.


Exemplos de marketing de guerrilha

Mas caso ainda não tenha entendido o que seriam de fato tais ações, separamos a seguir algumas como exemplo que deram certo ao redor do mundo, e que podem te inspirar na divulgação de seu evento.

Netflix

No final do ano de 2017, várias ruas e avenidas movimentadas ao redor dos EUA tiveram outdoors, placas e cartazes pendurados, levando a mensagem: “a Netflix é uma piada!”.

Ao ver esse tipo de “crítica”, muitos acreditavam que tratava-se de uma estratégia de marketing maldosa das concorrentes da Netflix.

No final das contas, foi revelado que tudo foi uma estratégia de marketing da Netflix, anunciando que passariam a criar grandes shows de comédia, e que a plataforma se tornaria um ambiente para comédia e piada, convidando comediantes de peso como Jerry Seinfeld, Chris Rock e Ellen DeGeneres.

KitKat

Uma ação simples, e barata, fez com que muitas pessoas comprassem um KitKat quando a Nestlé pintou vários bancos de uma maneira que ficassem idênticos aos KitKat’s abertos.

A arte acabou lembrando muito as pessoas do doce, aumentando as vendas e consumo do produto de maneira criativa.

 

Ikea

Já a Ikea, uma loja de móveis muito famosa em alguns países, começou a ter má fama de móveis de baixa qualidade, e que não duram.

Para contrapor esses boatos que eles até então alegavam ser uma mentira, eles criaram um marketing de guerrilha sensacional.

Invés de darem descontos, ou ficarem gritando para todas as pessoas que seus móveis tinham qualidade, eles simplesmente encheram os metrôs de Paris com seus sofás, mesas e abajures.

Dessa maneira, as pessoas acabavam sentadas nos sofás enquanto esperavam o metro, testando o conforto e durabilidade de forma gratuita.

No final, todas as pessoas que frequentavam o metrô de Paris tiveram muito mais certeza e confiança da qualidade dos produtos da Ikea.

 

Aplicando marketing de guerrilha no mercado de eventos

Agora que já entendeu o que é marketing de guerrilha, e checou alguns exemplos, chegou a hora de darmos algumas dicas práticas para aplicar tal estratégia na divulgação de seu evento.

Inovação

Como pode perceber, qualquer estratégia de marketing que se diga de guerrilha, precisa ser inovadora, diferente, nova e nunca antes vista.

Caso seja algo já visto, é interessante que não tenha sido realizado no seu setor.

O foco é o impacto que será causado no seu participante ou consumidor.

Nessa hora você deve prestar muita atenção aos brainstormings junto de sua equipe e amigos para obter os melhores resultados.

Público

Entender os costumes e práticas e estilo de vida de seu público será de grande importância nessa hora, assim como em qualquer outro momento dentro do marketing.

Lembra dos exemplos citados? Então, acha que a Ikea colocou os sofás no metrô de Paris por meio de um “uni duni tê”? Ou acredita que a Frontline faria aquela propaganda em um shopping em uma cidade onde as pessoas não possuem pets?

Muito pelo contrário! A Ikea sabia que seu público-alvo andava por aquele metrô, assim como a Frontline queria como clientes as pessoas que frequentavam aquele shopping.

Entenda bem seu público, e crie para eles.

Interação

Viu o que os exemplos têm em comum além da autenticidade e originalidade?

Todos interagem com o público.

Pense em algo que envolva as pessoas, dessa maneira, será muito mais provável que nunca se esqueçam e sejam de fato tocados.

Efeito surpresa

Você pode utilizar o marketing de guerrilha inclusive dentro do seu evento, quando todos já estiverem presentes.

A maioria dos eventos atualmente seguem um padrão já decorado de processos e etapas. Se você criar algo no seu evento que quebre esses costumes, estará gerando surpresa nos participantes.

Aproveite os recursos

Use e abuse de tudo que estiver à sua disposição para a execução do seu marketing de guerrilha.

Seja os influencers, patrocinadores, caixa, espaço físico do evento ou qualquer outra coisa que possa beneficiar e trazer um toque diferente ao seu marketing.

Para finalizar…

Pronto! Temos certeza que com essa explicação sobre marketing de guerrilha e como aplicá-lo na organização de seu evento, você está muito mais perto de gravar na memória de seus participantes seu evento inesquecível!

E para isso, você PRECISA conhecer a Ticmais, a melhor empresa para todos os eventos!

Também queremos saber sua opinião, então deixei nos comentários o que achou do artigo e qualquer dúvida ou informação que deixamos passar.

Nos vemos na próxima, até logo!

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